quinta-feira, 9 de junho de 2011

Grécia e Roma antigo Esculturas - Lucas Park n°21 6D

Os primeiros escultores gregos fizeram trabalhos simples, mas aprenderam aos poucos a fazer figuras realistas, estilo que foi copiado até o fim do século XIX, houve três períodos na escultura grega: a escultura arcaica, a clássica e a helenística. Com os fenícios e outros povos do Oriente, os gregos aprenderam a fazer figuras de argila com moldes; neste período arcaico desenvolveram um estilo rígido. Entalharam muitas figuras de homens nus, em pé, representavam servidores no templo de um deus; estas figuras chamavam-se curos. A escultura de retratos começou neste período.



Uma estátua grega de Hermafrodite agora no Museu do Louvre em Paris



A Escultura romana também é fortemente inspirada na grega.
Algumas estátuas representavam o imperador ou chefes políticos e militares famosos e eram colocadas em lugares públicos, outras representavam deuses.
Também foram esculpidos bustos, retratando membros das famílias imperiais ou abastadas e baixos-relevos narrativos em arcos de triunfo e colunas, como forma de comemorar os feitos notáveis do Imperador.




Sabina,esposa do imperador Adriano

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Escultura Grega e Romana

Victor Lee 6D/33

Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a arte grega se liga à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas pessoas inteligentes e justas que gosta do bem-estar do povo.Eles tem como características: o racionalismo; amor pela beleza; interesse pelo homem e a democracia.
Os romanos era grandes admiradores da arte grega,mas o comportamento deles era diferente, eles eram bem realistas. Retratavam imperadores e homens da sociedade. Elas eram feitas de mármore, bronze, barro, pedra, madeira, metal... As escultiuras eram obras reais, o cabelo, o vestuário e os traços eram o mais perfeito possível.

Kleomenes Marcellus século II-I a.C Louvre


Cupido Encordoando seu arco, cópia romana de Lísipo, Museus Capitolinos

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Escultura grega e escultura romana antiga.

As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes.Nervos, musculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas.O tema mais usado foi o religioso, principalmente, representações de deuses e deusas.Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas)
As  esculturas romanas desenvolveram-se em toda área de influência do povo romano, entre os séculos VI a.C. e V d.C. .Em sua origem derivou da escultura grega e a tradição grega permaneceu uma referência constante aos longos dos tempos.Suas características são: elevada expressividade, esculturas decorativas de grandes monumentos públicos, etc.

Escultura de Vulto - Período Romano - mármore/talhada - 57cm X 35 cm- Museu de Alexandria.
Escultura Grega- Augusto César- mármore/talhada- Museu do Vaticano (Itália).
Escultura Grega -Vênus de Milo- mármore/talhada- Museu do Louvre - (Paris)

Miguel     nº24     6º D

Escultura romana - Gabriel no.09

A escultura romana foi influenciada pelos etruscos e pelos gregos. quando os romanos dominaram a Grécia,  levaram várias estátuas gregas para Roma e faziam os artistas gregos esculpirem para eles. os retratos romanos eram mais realistas que os dos gregos,mas principalmente na cabeça. Os romanos faziam uma cabeça e a juntavam com o corpo de um deus esculpido por um artista grego, imitavam as esculturas gregas e as modificavam como bem entendessem.
Os romanos eram muito religiosos e vários relevos esculpidos e altares mostram isso, pois neles aparecem imagens de cerimoniais e histórias simbólicas.
Os romanos interessavam-se bastante em retratar acontecimentos históricos, o que é notável em suas colunas. As decorações nos ataúdes tinham muita coisa do estilo grego, mas suas ideias sobre a morte eram romanas e, mais tarde, cristãs.
As estátuas eram de grandes dimensões, e eram mandadas esculpir pelos nobres e Imperadores para imortalizarem a sua imagem.
Eram obras muito reais, e isso só acontecia graças ao cuidado com que faziam as estátuas: nos traços fisionômicos, no vestuário e nos penteados.
O bom pastor e sua ovelha.


Texto base: http://www.slideshare.net/crie_historia/escultura-romana-281520
Site da imagem: http://www100cabecas.blogspot.com/2006/07/o-bom-pastor-e-sua-ovelha.html

esculturas romanas

As esculturas romanas se desenvolveram muito.Embora os romanos tivessem copiado maciçamente a estatuária grega para atender à mania de arte helênica, desenvolveram gradualmente um estilo próprio. A escultura romana em geral é mais literal. Os romanos tinham em casa máscaras mortuárias, feitas em cera, dos ancestrais. Essas imagens realísticas eram moldes totalmente factuais das feições do falecido, e essa tradição influenciou os escultores romanos.
Árabe, mostra um tirano desconfiado
matrona
Exceção a essa tradição era a produção em série de bustos, semelhantes a deuses, de imperadores, políticos e líderes militares, dispostos nos prédios públicos de toda a Europa, reafirmando uma presença política a milhares de quilômetros de Roma. É interessante observar que, no declínio de Roma, quando os assassinatos se tornaram o método preferido para a transferência de poder, os bustos reverteram para uma brutal honestidade. Uma estátua nada elogiosa de Caracalla revela um cruel ditador, e o retrato de Felipe, o.